Dia Mundial da Alimentação
Ingredients for the healthy foods selection. The concept of healthy food set up on wooden background.

Dia Mundial da Alimentação

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O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
Esta celebração, que teve início em 1981 e que recorda também o aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para sensibilizar sobre as questões da nutrição e da alimentação.
Os principais objetivos da FAO são alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de boa qualidade suficientes para terem uma vida ativa e saudável. Atualmente com 194 Estados Membros, a FAO trabalha em mais de 130 países em todo o mundo.

Neste dia realizam-se diversas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site da FAO.

Em 2019 o tema do Dia Mundial da Alimentação é:

“AS NOSSAS AÇÕES SÃO O NOSSO FUTURO”.


Nos últimos anos, passámos de pratos sazonais e tradicionais, para dietas ricas em farinhas refinadas, açúcar, gorduras, sal, alimentos processados, carne e outros produtos de origem animal. Fazem-se menos refeições confecionadas em casa, e recorre-se muito a produtos embalados e comida pré-confecionada.
A combinação de uma alimentação pouco saudável e estilos de vida sedentários, fez com que as taxas de obesidade aumentassem, não só nos países desenvolvidos, mas também em países sub-desenvolvidos, onde a fome e a obesidade coexistem frequentemente.

Todos nós, através de diversas ações podemos contribuir para uma alimentação saudável e sustentável que esteja disponível e acessível para todos. Deixamos-lhe alguns exemplos:

Faça escolhas alimentares saudáveis
– Inclua vegetais e fruta frescos diariamente na sua alimentação.
– Em algumas refeições da semana, substitua a carne, pescado ou ovos por fontes de proteína vegetais como leguminosas, frutos secos oleaginosos e sementes, que são mais “amigas” do planeta.
– Diminua o consumo de alimentos processados e industrializados e opte por alimentos frescos e integrais.

Armazene corretamente os alimentos e desperdice menos
– Não deixe expirar o prazo de validade dos alimentos
– Ao confecionar os alimentos, adapte as porções cozinhadas ao número de pessoas, para evitar que sobre comida. No caso de haver sobras, guarde, congele ou reutilize numa outra refeição.
– Armazenar corretamente os alimentos ajuda a mantê-los frescos, seguros e a manter a sua riqueza nutricional. Ao guardar os produtos, mova os mais antigos para a frente e os mais recentes para trás. Use recipientes herméticos para manter os alimentos frescos no frigorífico e feche bem as embalagens para evitar que estraguem.

Pense no planeta

– Tenha em consideração o impacto ambiental dos alimentos que ingerimos – alguns alimentos necessitam de mais recursos naturais, como por exemplo água, para produzi-los.

– Evite comprar alimentos com muitas embalagens de plástico.

– Diversifique sua alimentação, optando sempre que possível por produtos tradicionais, cultivados localmente e sazonais. 

– Coma peixe proveniente de fontes sustentáveis. O peixe é uma fonte indispensável de proteínas, vitaminas, minerais e ácidos gordos ómega-3. Coma com maior regularidade peixes de espécies mais abundantes. e que tenham sido capturados ou criados de forma sustentável.

Seja um consumidor crítico

– Não deixe o marketing presente nas embalagens influenciar as suas escolhas. Alguns termos como “zero”, “baixo teor de açúcar”, “rico em” e “light” são frequentemente usados, mas nem sempre significam opções mais saudáveis.

Vamos todos contribuir para um mundo #FomeZero.